Blog

Quando a ansiedade prejudica, como identificar e lidar?



A ansiedade é uma sensação provocada por um estímulo natural e essencial para a vida humana, pois ela ativa o sistema nervoso e faz com que o indivíduo esteja em estado de alerta para uma situação de perigo, que é a reação de luta e fuga.


No corpo humano quando acontecem os sintomas de ansiedade, estão ativos no cérebro o sistema nervo simpático, que prepara para a situação de perigo, e o sistema nervoso parassimpático, que prepara o corpo para ficar relaxado.


Os sintomas físicos da ansiedade são:

Batimento cardíaco acelerado; Respiração aumentada; Transpiração; Boca seca, pela diminuição da produção de saliva; Visão borrada, pela dilatação da pupila; Náuseas, peso no estômago ou diarreia; Pele pálida, pés e mãos gelados, pela diminuição do fluxo sanguíneo nessas regiões.


Em uma situação de perigo real os sintomas de ansiedade são experimentados, pois eles são ativados de forma natural. Mas quando os sintomas são constantes e a ansiedade torna-se patológica, o que pode estar ativando esses sintomas?


Identifique se você possui:


- Preocupação excessiva com coisas, pessoas ou situações. Pensamentos excessivos sobre família, dinheiro ou saúde;

- Medo extremo de algo (um objeto ou uma situação);

- Sensação contínua de que algo muito ruim vai acontecer;

- Problemas com o sono (insônia ou sono alterado);

- Tensão muscular;

- Problemas no estômago ou indigestão;

- Medo de falar em público ou lugares com muitas pessoas;

- Não conseguir controlar pensamentos e imagens persistentes na mente;

- Comportamento obsessivo. Repetição de atitudes e comportamentos. Perfeccionismo.

- Pavor por conta de alguma situação específica. Pânico.


Como tratar a ansiedade e lidar com ataques de pânico?


Certifique se você está diante de uma situação real de perigo. Se o perigo não é externo, procure o perigo em si mesmo. Sinta e identifique as sensações que são causadas pela ansiedade. Observe as reações no seu corpo e controle sua respiração, inspirando e expirando calma e profundamente. Aos poucos os sintomas irão desaparecer, você reconhece que não há uma situação de perigo.



Lidar com ansiedade exige um autoconhecimento e autocontrole que podem ser adquiridos com a ajuda de uma psicoterapia. Problemas e situações mal interpretadas podem estar causando uma série de preocupações, medos e dúvidas, causando ansiedade. A terapia cognitivo-comportamental possui diversas técnicas para lidar com os causadores da ansiedade e ajudam a superar esse mal.

Featured Posts
Archive
Follow Me
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Pinterest Icon