Blog

Depressão: como lidar?



Primeiramente é importante ressaltar que a depressão é um distúrbio do humor, portanto, uma doença, diferente de tristeza, que é um estado de humor.


A depressão é uma persistente sensação de tristeza e perda de interesse, que vem durando há pelo menos seis semanas. Causa sintomas físicos e psicológicos que precisam ser tratados.


O motivo para ter depressão varia conforme a pessoa, não há algo específico. Mas sabe-se que algumas pessoas podem ter mais ou menos tendências que podem ser explicadas geneticamente, por características herdadas. Está ligado também as formas de apreensão e interpretação que cada indivíduo faz de suas experiências de vida.


Para lidar com a depressão


1° Conheça como ela se manifesta. Alguns de seus sintomas são:


Tristeza profunda e duradoura;

Irritabilidade, preocupação, isolamento;

Ansiedade, falta de apetite ou alimentação desregulada;

Desânimo, cansaço, indisposição;

Sentimentos de desesperança e pessimismo;

Falta de perspectiva para o futuro;

Insônia ou sono desregulado;

Pensamentos de morte;

Dificuldades de concentração;

Sintomas físicos, como dores e incômodo persistente;

Choro fácil, fragilidade ou agressividade.


2° Reconheça que precisa de ajuda:


Nessa situação pode não ser tão simples retomar atividades comuns ou prazerosas. Não se culpe por isso. Compartilhe seus sentimentos com pessoas de sua confiança. Decida dar uma chance para rever seus pensamentos e convicções. Permita-se tentar traçar um novo futuro.


3° Procure orientação de um profissional:


Vá ao médico checar o seus estado de saúde. A depressão também pode surgir por conta de outra doença ou fatores fisiológicos que você ainda desconhece no seu organismo. Um psiquiatra poderá ajudar.



A depressão distorce a visão da realidade e como consequência a pessoa tem pensamentos e comportamentos que normalmente não teria. A psicoterapia cognitiva comportamental, que é realizada por um psicólogo, ajuda a identificar padrões de crenças, pensamentos e comportamentos que estão desajustados, contribuindo para uma mente saudável e o retorno a uma vida ativa. A psicoterapia, muitas vezes, consegue altos resultados de melhora sem a necessidade do uso de medicamentos ou com sua redução gradativa, até que não precise mais. As pessoas não ficam deprimidas porque querem, mas porque existe muito sofrimento e não sabem como eliminá-lo.

Featured Posts
Archive
Follow Me
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Pinterest Icon