Blog

Culpa e vergonha: como lidar?



O sentimento de culpa vem da capacidade que o ser humano tem de se colocar no lugar do outro quando identifica algo que pensa o prejudicar. Provocar algo de ruim para o outro pode causar na própria pessoa um sofrimento, por conta de valores morais, da noção de certo e errado do que pode ser feito aos outros. Por isso, o sentimento de culpa tem a sua importância, mas não podemos nos deixar dominar por ele, já que também traz consigo o sofrimento.


A vergonha está ligada a uma visão altamente negativa de nós mesmos. Envolve a sensação de que fizemos algo errado. Assim, a culpa e a vergonha estão interligadas e relacionadas a pensamentos distorcidos sobre si próprio.


Para superar a culpa e a vergonha:


- Avalie a gravidade de suas ações: Veja se o que você fez para se sentir culpado e envergonhado tem um efeito muito grande na vida de quem foi prejudicado ou se trata de um falha com consequências mais leves.


- Pese a responsabilidade pessoal: Reflita sobre todos os eventos e pessoas envolvidas no ocorrido e o quanto cada um também contribuiu para que esse fato tenha acontecido. Depois, reflita sobre a parte que te cabe, qual foi a sua influência no resultado indesejado.


- Faça reparos em quaisquer danos que tenha causado: Livrar-se da culpa também envolve reconhece-la e tentar reparar com as pessoas envolvidas que podem ter sido prejudicadas. Reveja atitudes e comportamentos que contribuíram para o ocorrido.



- Pratique o autoperdão: Permita-se errar e aprender com os fatos. Desculpe a si próprio e decida fazer melhor em outra oportunidade.

Featured Posts
Archive
Follow Me
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Pinterest Icon